4 LIVROS PARA QUEM QUER COMEÇAR A ESCREVER

É comum que, após ler muitas histórias, nasça a vontade de escrever. Só que desenvolver uma narrativa não é uma tarefa simples, nem rápida. Requer preparo e estudo de língua portuguesa, criação de personagens, construção de cenário e muitos outros fatores que vão deixar a sua história profissional.

Imagine que alguém lhe mostre duas fotografias diferentes que retratam uma mesma mulher e peça para você escolher a foto que acha mais bonita. Você analisa, analisa e escolhe. Muito possivelmente você considerou para sua seleção aspectos técnicos de fotografia, como contraste e profundidade da imagem, só que sem perceber. O fotógrafo profissional é aquele que conhece as técnicas que fazem as fotos ficarem mais bonitas e se aproveita disso para obter imagens melhores que um amador conseguiria fazer.

O mesmo vale para um escritor profissional.

Se você tem vontade de escrever (ou já escreve e quer aprimorar suas técnicas), confira abaixo quatro dicas de livros aconselhados para você estudar e criar histórias (boas, é claro):

Como escrever um livro

Autor: Nano Fregonese

Esse primeiro item da lista é, na verdade, uma série de três ebooks disponíveis na Amazon. Eles abordam, de maneira muito didática, aspectos importantes para a construção de uma história, sendo divididos da seguinte forma:

Ebook 1: A preparação para autor

Ebook 2: Fundamentos (personagem, objetivo, conflito, cenário, storyline etc.)

Ebook 3: Personagem e Trama

A série é aconselhada, sobretudo, para quem tem dificuldade com livros mais técnicos e/ou para quem nunca leu um livro sobre técnicas de narrativa.

Para ler como um escritor

Autor:  Francine Prose

Com o próprio título sugere, o livro aborda um aspecto fundamental na formação do escritor: deixar de ler como um mero leitor e passar a analisar itens como utilização correta de palavras, organização de parágrafos, capítulos e afins. Destaque para os muitos exemplos mostrados por Francine Prose, o que deixa o conteúdo técnico bem mais fácil de ser compreendido.
A jornada do escritor

Autor: Christopher Vogler

Uma das bíblias de como criar uma história, a obra apresenta, em detalhes, a famosa Jornada do Herói e os arquétipos de personagens. Após ler este livro, é quase impossível assistir a um filme ou ler um romance da mesma forma, isso porque o autor Christopher Vogler (consultor de roteiros de Hollywood) ensina sua tese de elementos fundamentais em uma boa história, baseado em mitos gregos.

Confissões de um jovem romancista

Autor: Umberto Eco

A sensação de ler este livro é a de conversar com o próprio Umberto Eco sobre o seu processo de escrita. É quase como um “veja como eu faço” de um escritor de sucesso, com dicas valiosas e análises que, certamente, você nunca levou em consideração, mas que vão deixar sua história melhor. Destaque para a forma como Eco leva a sério as orientações abordadas nos dois primeiros livros desta lista.

 

error: Content is protected !!